O Programa de Acompanhamento destina-se aos alumni do IES-SBS que estejam comprometidos com a implementação, o desenvolvimento e/ou o crescimento de iniciativas de Empreendedorismo Social. 

O programa consiste num processo de 6 meses que permite acelerar a evolução de uma iniciativa de Empreendedorismo Social ao longo do seu ciclo de vida. Este processo está estruturado da seguinte forma:

1. Diagnóstico da iniciativa

Aplicação da ferramenta de Competitividade para iniciativas de Empreendedorismo Social e identificação dos principais constrangimentos ao seu desenvolvimento; 

2. Plano de Desenvolvimento da Iniciativa (PDI)

Entrega de um PDI com milestones para o desenvolvimento da iniciativa de Empreendedorismo Social de acordo com as suas necessidades específicas. Este plano contempla as seguintes dimensões:

  1. Ferramentas e artigos de apoio;
  2. Oportunidades e necessidades de formação;
  3. Oportunidades e necessidades de financiamento;
  4. Necessidades específicas de mentoria e atribuição de mentor em função da fase do ciclo de vida em que se encontra a iniciativa;
  5. Pontos de contacto na Rede IES-SBS;
  6. Milestones e Roadmap de acompanhamento pelo gestor de Comunidade IES-SBS.

3. Monitorização e revisão do PDI

De três em três meses, o Gestor de Comunidade IES-SBS fará uma monitorização, assim como um ajustamento do PDI com o(s) Empreendedor(es) e/ ou equipa da iniciativa.     


O acompanhamento/apoio dado pelo IES-SBS ao desenvolvimento da Zé Picolé foi crucial no sentido em que promoveu maior clareza de ideias relativamente à resolução de problemas, permitiu manter o foco nas decisões a tomar, promoveu contactos institucionais, garantiu apoios na formação e também, muito importante, a sensação de ter sempre um braço forte ao lado. Por isto tudo, o meu sentido obrigado.
— Ricardo França, Zé Picolé