O Laboratório de Inovação Social tem como principal objetivo identificar as caraterísticas locais, regionais e nacionais do ecossistema social. Mapeia necessidades sociais, potencialidades, especialistas sociais, organizações de referência do setor social (capacitadores e financiadores) com especial enfoque na identificação de iniciativas de alto potencial de impacto de Inovação e Empreendedorismo Social. Tudo isto através da Metodologia ES+. 

Veja o vídeo de apresentação da Metodologia ES+

Veja o vídeo de apresentação da Metodologia ES+

Conheça o Livro MIES

Conheça o Livro MIES

Através da implementação da Metodologia ES+, o Laboratório de Inovação Social já mapeou mais de 200 Municípios em Portugal e Moçambique, cobrindo várias regiões como o Norte, Centro e Alentejo (através do projeto MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social) onde foram identificadas e analisadas mais de 5000 iniciativas de intervenção social referenciadas por boa qualidade através de cerca de 3000 OPs - Observadores Privilegiados (Especialistas Sociais identificados pela rede social) dos quais foram identificadas mais de 150 iniciativas de alto potencial de impacto de inovação social.

Em Portugal, pode encontrar estudos de caso em vídeo através do portal do Youtube do MIES e do Vimeo do IES-Social Business School em Portugal e em Moçambique. Toda esta informação e conhecimento serve para a realização de livros, artigos e estudos Municipais, Regionais, Nacionais e Internacionais, dos quais destacamos os mais de 12 estudos para organizações de referência nacional e internacional do setor: Compete, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação EDP (Livro MIES), EEA Grants (Inovação Social nos Projetos Cidadania Ativa), Ashoka, Deloitte, Cruz Vermelha Portuguesa, Programa Escolhas do Alto Comissariado das Migrações, entre outras Universidades, Munícipios e organizações Sociais.

Esta metodologia tem sido identificada como boa prática, estudo de caso e fonte de informação em muitos projetos de I&D europeus (TEPSIE, SEFORIS, entre outros) e outros estudos nacionais e internacionais sobre Empreendedorismo Social em Portugal e na Europa (A Map of Social Enterprises, Instrumentos Financeiros dos Programas Operacionais, entre outros).

Serviços:

/ Implementação da Metodologia ES+ à Escala Municipal, Regional e Nacional;
/ Diagnósticos sociais participativos Sociais Municipais, Regionais e Nacionais;
/ Avaliação de iniciativas de Inovação Social (ex: Inovação Social nos Projetos Cidadania Ativa) e avaliação de candidaturas para Investidores Sociais;
/ Implementação de Ferramentas de Avaliação de Impacto e Manuais de Replicação de Iniciativas Sociais;
/ Implementação de Formações em Redes Sociais Municipais e Regionais sobre Inovação e Empreendedorismo Social;
/ Elaboração de Estudos, Relatórios Municipais e Regionais sobre Inovação e Empreendedorismo Social;
/ Apoio ao desenvolvimento de Programas, Projetos, Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social.