Newsletter Setembro 2017 - IES - Social Business School

carlosAzevedo.jpg

Economia de Impacto: uma nova ordem económica

Artigo de Opinião VER in VER.pt dia Jul 13, 2017


A Economia de Impacto é uma nova ordem económica onde a criação de valor para a sociedade passa a assumir um papel fundamental e central enquanto foco das várias organizações que o compõem. E esteve em discussão, num congresso inteiramente devotado ao tema, pela mão do IES-Social Business School e em parceria com a Câmara Municipal de Cascais no passado mês de Junho

POR CARLOS AZEVEDO

“O IES-SBS é uma Escola de Negócios Sociais pioneira a nível mundial que tem como missão inspirar e capacitar pessoas extraordinárias para a resolução de problemas importantes e negligenciados da sociedade através de soluções inovadoras, sustentáveis e escaláveis. Como Social Business School de Portugal para o Mundo, o IES-SBS tem como visão contribuir para a criação de uma Economia de Impacto.”

Nos passados dias 22 e 23 de Junho, em Cascais, o IES-Social Business School (IES-SBS) em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, promoveu o primeiro congresso totalmente dedicado à Economia de Impacto – Impact Economy: Breaking Barriers through Social Entrepreneurship – com o objectivo de discutir as diferentes abordagens ao conceito e os modelos pedagógicos que promovam a sua disseminação.O Empreendedorismo Social está no centro desta Economia de Impacto. A Economia de Impacto é uma nova ordem económica onde a criação de valor para a sociedade passa a assumir um papel fundamental e central enquanto foco das várias organizações que o compõem. Este foco comum, que torna irrelevante a natureza jurídica e esboroa as barreiras artificiais que existem entre organizações dos diferentes sectores, altera as respectivas práticas de gestão (obrigando, por exemplo, a um maior trabalho em rede e à convergência na actuação para potenciar o valor criado para a sociedade), de governance (tornando-as mais transparentes e em sistemas verdadeiramente abertos) e de negócio (promovendo a inovação nos processos, nos produtos, nos serviços e no marketing, assim como na forma de mobilização de recursos subutilizados da sociedade).

Continuar a ler...


IMPACT ECONOMY - Breaking barriers through Social Entrepreneurship


Conheça a história do IES-SBS em três minutos


Tenha aqui acesso às Research Notes  IES-SBS   "Estas notas de investigação dão corpo ao trabalho desenvolvido pela rede de investigadores associados e investigadores que contribuiram para estas research notes e refletem o posicionalmento do IES-SBS. Este conjunto de primeiras notas de investigação está dividio em duas partes: Parte I - Artigos sobre o IES-SBS e a construção de uma Economia de Impacto; Parte II - Short papers submetidos por investigadores ou practioners." (in Reserch Notes on IMPACT ECONOMY)

Tenha aqui acesso às Research Notes  IES-SBS  

"Estas notas de investigação dão corpo ao trabalho desenvolvido pela rede de investigadores associados e investigadores que contribuiram para estas research notes e refletem o posicionalmento do IES-SBS. Este conjunto de primeiras notas de investigação está dividio em duas partes:
Parte I - Artigos sobre o IES-SBS e a construção de uma Economia de Impacto;
Parte II - Short papers submetidos por investigadores ou practioners." (in Reserch Notes on IMPACT ECONOMY)

 
PROGRAMA DE FORMACAO.jpg

TESTEMUNHOS DA REDE IES-SBS

Rita Paiva e Pona sobre o congresso Impact Economy
"No final deste dia, não podia deixar de, uma vez mais, dar o meu muito obrigada pela oportunidade de participar e partilhar convosco conhecimento sobre um tema tão apaixonante como este da economia de impacto e empreendedorismo social.
Parabéns pela organização, pela sua simpatia e profissionalismo no acolhimento e organização de toda a conferência. Todos os detalhes, as apresentações cuidadas, o seu sorriso e entusiasmo.
Gostei de todos os minutos, de todos os speakers e das pessoas que conheci e reencontrei.
Em todos os encontros que temos, sinto que já sou parte do IES.
PARABÉNS pelo impacto que criaram nestes dias e obrigada pelo impacto que causam em mim."


Sara Mendes sobre o Bootcamp do Porto
"Este fim-de-semana a minha vida mudou. Conheci 34 pessoas que querem mudar o mundo. E decidi que ia mudar o mundo com elas.
O empreendedorismo social é só uma designação que justifica o amor e a vontade de criar impacto positivo na vida das pessoas que connosco se cruzam e que nos inspiram. 
Em dois dias e meio vi projectos maravilhosos a nascer. Artísticos, colaborativos, de co-criação, de inclusão, ambientais, especiais. Todos com o objectivo comum de criar impacto social. 
Aprendemos a metodologia base (e quase mágica) da criação de projectos de raíz, para agora replicar no que mais nos apaixona. 
Dei muitos abraços. Quase tantos quantas as vezes que o Pedro Teiga diz "rios". Vivi acasos muito felizes. Vim para casa com palavras no bolso, que se tornaram a minha âncora. 
Mas mais que isso, estes dias solidificaram a ideia de que só o amor é essencial. Tudo o resto é acessório."



Daniel Alves sobre o Bootcamp e Tribo de Vila Pouca de Aguiar
"Olá a todo o grupo! Estou com vocês graças à minha participação no bootcamp do último fim de semana! Fui com a Tribo de Vila Pouca de Aguiar e desde logo marcamos forte presença no evento. É impressionante como pessoas tão diferentes conseguem dar o melhor de si e fazer depois um todo totalmente produtivo e 100% aproveitado. É a prova de que um pouco de todos fazem um ENORME, é a prova de que toda a ideia pode ser levada avante e é a prova de que isso fortalece relações. Comigo levo toda uma metodologia que vou aplicar em todos os meus objetivos, projetos e ideias, mas sobretudo a partilha que prometo distribuir pelo próximo! Sou Psicomotricista em Vila Pouca de Aguiar e sou uma pessoa ligada a várias áreas sociais: saúde, desporto, cultura e lazer! Cumprimentos a todos "
 

Vanessa Campos sobre a Mentoria
"O IES além de ter alargado os horizontes do Projeto Dress a Girl, proporcionou a mentoria da Mariana Servidio que tem sido fantástica! Cada orientação e feedback que recebo é muito proveitoso e levou o Projeto a um outro patamar. Obrigada!"


O IES-Social Business School nas notícias:

•    Programação Alfa Pendular CP | Porto Canal - Histórias com Futuro


EVENTOS

•  SenseCamp Lisbon 2017 - Local solutions for Worldwide problems |  22 a 24 Set. | http://sensecamplisbon.weebly.com/ 

•  Forum AAL 2017 | 2 a 4 Out. - Coimbra http://www.aalforum.eu

•  Hack 4 Ageing Well | 30 Set. e 1 Out. - Coimbra | http://aalhackathon2017.strikingly.com/

•  Conferência VCW’17: Inovação e Ciência para o Impacto Social | 9 Out. - UNL | http://www.valuecreationwheel.com/conf2017/

•  Workshop de Fundraising - A Tour of Modern Fundraising | 28 e 29 Set. - Amarante